Uma reflexão sobre o cotidiano, o cuidar e a prevenção de acidentes: contribuições da Terapia Ocupacional.

Uma reflexão sobre o cotidiano, o cuidar e a prevenção de acidentes: contribuições da Terapia Ocupacional.
30/04/2021

Falar em tempos de Pandemia em saúde do trabalhador e a contribuição da Terapia Ocupacional, sem dúvida nos remete a todos os trabalhadores e principalmente sua saúde mental.

Nascemos, crescemos, nos desenvolvemos e durante esta jornada, desde cedo, somos preparados para enfrentar os desafios da vida dentro da sociedade em que vivemos. Desde a creche até a escola e por fim o trabalho, somos moldados para atender as necessidades impostas pelo sistema social. Não raramente, sonhos e objetivos de vida são transformados pelas necessidades de sobrevivência.

Não importa o que fazemos e sim o sentido do trabalho que se faz. Então, escolha um trabalho que lhe dê prazer, pois assim você alia motivação, compromisso e comprometimento.

Devemos a cada dia então ressignificar nosso trabalho dando um novo sentido as atividades executadas dentro de diferentes contextos, onde cada ser humano ao produzir algo, produz a si mesmo. 

Neste contexto, a Terapia Ocupacional tem papel importante como articulador social e promotor de saúde da população trabalhadora. São os terapeutas ocupacionais que avaliam e acompanham trabalhadores buscando estimular maior grau de autonomia em suas Atividades de Vida Diária (AVDs) e Atividades de Vida Prática (AVPs).

O terapeuta ocupacional tem como missão incentivar os trabalhadores a refletirem sobre seus direitos e deveres no que se refere a sua saúde e segurança no trabalho, incluindo o resgate de prazer, criando e controlando suas ações.