Fisioterapeuta fala sobre procedimento de extubação de pacientes com COVID-19

Fisioterapeuta fala sobre procedimento de extubação de pacientes com COVID-19
05/04/2021

A fisioterapeuta Caroline Verlindo trabalha diretamente na UTI com pacientes da COVID-19. Em entrevista para o Bom Dia Rio Grande, da RBSTV, realizada no dia 2 de abril, ela contou como se dá o processo de extubação dos pacientes, contou detalhes sobre esse momento e descreveu uma forma que encontrou para se comunicar com os pacientes. 

Quando a medicação começa a ser retirada, os pacientes começam a despertar aos poucos e nesse momento querem se comunicar com a equipe. Nesse momento, Caroline faz utilização de placas com ilustrações e mensagens curtas que facilitam a comunicação entre os profissionais e os pacientes. “Com as placas a gente consegue saber como o paciente está se sentindo e avaliar a possibilidade de retirada do tubo”, contou a profissional. 

Caroline ressalta que é o fisioterapeuta o profissional responsável por avaliar a possibilidade de fazer o desmame da ventilação mecânica e realizar o procedimento. “É um momento muito importante onde avaliamos diversos fatores para que o procedimento ocorra bem e o paciente não retorne para o tubo”, completa. 

Clique aqui para assistir a entrevista na íntegra.