Histórico







Na década de 80, o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional era constituído por uma estrutura bastante reduzida. Existiam apenas três regionais: o CREFITO-1, com sede em Recife, com jurisdição norte e nordeste; o CREFITO-2, no Rio de Janeiro, que compreendia o centro do País e o CREFITO-3 que, além de São Paulo, abrangia a região Sul.  A necessidade de desmembrar o CREFITO-3 e criar um novo regional que abrangesse exclusivamente os profissionais do Rio Grande do Sul e Santa Catarina surgiu como uma decorrência imposta por questões de ordem geográfica, e pela inviabilidade prática que uma jurisdição em São Paulo estabelecia. Estava difícil manter contato com os profissionais do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Em 1985 deu-se início ao Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 5ª Região – CREFITO-5, que passou a funcionar numa sala provisória cedida pelo IPA.

Até 16 de novembro de 2004 o CREFITO-5 tinha abrangência dos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, após por Resolução do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, foi criado o CREFITO-10, o qual atende os profissionais de Santa Catarina.

Hoje o CREFITO-5 possui uma sede própria e toda estrutura organizacional e operacional para um bom funcionamento, está crescendo e inovando a cada dia, proporcionando um melhor atendimento para as categorias.