Consultório (Registro)

O Registro de Consultório no CREFITO-5 é obrigatório para todo estabelecimento no Rio Grande do Sul onde são prestados atendimentos de forma autônoma por Fisioterapeutas e/ou Terapeutas Ocupacionais.

No caso de dois ou mais profissionais autônomos dividirem o um mesmo local de atendimento, cada um deverá ter Alvará de Localização em seu nome e efetuar o seu Registro de Consultório.

O prazo para conclusão do procedimento é de aproximadamente 15 dias após a entrega de todos os documentos relacionados abaixo, conforme regulamentado na Resolução COFFITO nº 08/1978.

Após o deferimento do registro de consultório (em reunião de diretoria), o certificado de registro será enviado para o endereço do consultório.


Para Registro de Consultório é necessário que envie pelo correio (ou entregue em um de nossos endereços) os seguintes itens:

a) Requerimento para Registro de Consultório preenchido e assinado (clique aqui para visualizar formulário anexo);

b) uma Declaração de Responsabilidade Técnica preenchida e assinada pelo próprio profissional (a inscrição de PF precisa estar regular no Conselho; clique aqui para visualizar formulário anexo); 

c) Cópia autenticada do Alvará ou do protocolo de solicitação do Alvará de Licença para Localização e/ou Funcionamento, emitido pela Prefeitura, contendo o nome do profissional e o endereço do local de atendimento (caso o consultório esteja instalado no interior de hospital ou de clínica de Fisioterapia e/ou Terapia Ocupacional, poderá ser apresentado alvará do respectivo estabelecimento);

d) Cópia do comprovante de pagamento referente às taxas de confecção do Certificado (o valor é de R$ 85,00; para emissão do boleto, leia as observações 1, 2 e 3).


Obs. 1: no caso de envio dos documentos pelo correio (para o endereço da sede), o boleto bancário será enviado (por e-mail e correio) após o recebimento dos outros itens.

Obs. 2: caso os documentos sejam entregues em nossa sede (ou seccionais), o boleto é emitido instantaneamente (o pagamento deve ser realizado e o comprovante deverá ser entregue junto aos outros itens); e se as cópias estiverem acompanhadas dos originais, não precisarão ser autenticadas em cartório.

Obs. 3: para receber o boleto bancário (por e-mail) antes da apresentação dos documentos, basta enviar e-mail para secretaria1@crefito5.org.br com o nome completo do profissional e o endereço completo do local de atendimento (cidade, CEP, rua, número do edifício, número da sala e todos os complementos existentes).