PICs e Terapia Ocupacional – presente e futuro

PICs e Terapia Ocupacional – presente e futuro
08/09/2020

Uma área que vem ganhando cada vez mais visibilidade junto à sociedade, a terapia ocupacional tem sido uma importante aliada da sociedade no combate a pandemia, seja na linha de frente, ou proporcionando bem-estar e qualidade de vida para os pacientes, e uma das ferramentas utilizadas pelos terapeutas ocupacionais nessa empreitada são as práticas integrativas e complementares (PICs). 

As PICs são definidas pelo Ministério da Saúde como “tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenção de diversas doenças como depressão e hipertensão”, e estão institucionalizadas no Sistema Único de Saúde brasileiro há mais de uma década. 

A terapeuta ocupacional Maribel Brito esclarece uma das dúvidas que sempre entram em questão quando o assunto são as PICs, “hoje em dia já temos várias pesquisas na área comprovando a efetividade de grande parte delas, e no mundo todo essas práticas são realizadas para promoção, tratamento e reabilitação da saúde” 

Apesar da pandemia, os profissionais continuam buscando a evolução da área, e para isso cooperam entre si: “Quando iniciou a pandemia a área sofreu um grande impacto, mas mesmo assim aconteceu ultimamente um grande encontro no qual se trocou experiências e discutiu os trabalhos realizados em diversos países, como Itália, Espanha, e até mesmo Brasil”, finaliza Maribel.

Gostou do assunto e quer saber mais sobre o uso das práticas integrativas e complementares na terapia ocupacional? Então clica aqui e confere a live que o Crefito5 produziu pra ti!