NOTA PÚBLICA - EM DEFESA DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE

NOTA PÚBLICA - EM DEFESA DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE
04/11/2019

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 5ª Região – CREFITO-5, vem manifestar publicamente sua preocupação com a qualidade da assistência à saúde da população na esfera pública. São frequentes as notícias quanto à descontinuidade de serviços, programas e políticas que atentam contra o direito do cidadão ao atendimento de suas necessidades.

A população de Porto Alegre, por exemplo, vem enfrentando grandes dificuldades de acesso com a questão do IMESF, a ameaça da privatização/terceirização de Pronto Atendimentos, entre outros pontos. Há progressiva falta de profissionais de saúde, prejudicando a qualidade e sobrecarregando aqueles que ainda mantêm os serviços regulares.

A extinção dos NASF´s (Núcleos de Apoio à Saúde da Família), da mesma forma, afronta o direito da população de ter acesso à atenção primária em saúde de qualidade. Os profissionais alocados nos núcleos estão sendo remanejados para outros serviços. Contudo, a municipalidade perde toda a capacidade de articulação dos serviços e diminui seu tamanho e resolutividade, tanto na saúde funcional quanto mental.

Em defesa da qualidade da assistência em saúde prestada à população, da qual Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais são protagonistas, este Conselho roga às autoridades competentes a seriedade necessária e presteza nas decisões. Que o direito fundamental à vida esteja sempre no horizonte das políticas públicas

Clique aqui e confira o documento na íntegra.