Crefito5 questiona municípios com relação à vacinação de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais

Crefito5 questiona municípios com relação à vacinação de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais
25/02/2021

Preocupado com a segurança dos fisioterapeutas e dos terapeutas ocupacionais, bem como com a saúde dos pacientes e familiares, visto que os profissionais transitam em diversos ambientes e entram em contato próximo com diversas pessoas, a diretoria do Crefito5 está buscando esclarecimentos dos municípios com relação à distribuição das vacinas a fim de garantir que, quando houver doses disponíveis, sejam priorizados os profissionais de saúde que estão em atividade. 

É importante esclarecer que os municípios têm autonomia para distribuir as suas doses de acordo com a determinação de prioridades estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Alguns municípios menores já conseguiram imunizar todos os profissionais de saúde. Em cidades maiores, o processo é mais lento em função do número de profissionais ser maior do que o número de doses recebidas. 

Após receber denúncias de profissionais e identificar que em determinados municípios existem questões de falta de acesso à vacinação, o Crefito5 está entrando em contato com as Secretarias Municipais de Saúde para questionar e esclarecer a situação. 

“Queremos não só que os profissionais nos informem sobre os municípios que estão com atraso na aplicação das vacinas, queremos que eles também pressionem as secretarias municipais para que, com esforço conjunto, consigamos a imunização para todos os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais gaúchos”, ressaltou o vice-presidente do Crefito5, Glademir Schwingel. 

Já foram oficiadas as autoridades dos seguintes municípios: 
- Bagé
- Porto Alegre
- Rio Grande
- Cacequi
- Erechim
- Caxias do Sul
- Venâncio Aires

Se a vacinação dos profissionais de saúde não iniciou no seu município, envie um e-mail para crefito5@crefito5.org.br que entraremos em contato com a Secretaria Municipal de Saúde da cidade.