Crefito-5 reivindica retomada da vacinação de profissionais

Crefito-5 reivindica retomada da vacinação de profissionais
12/02/2021

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Rio Grande do Sul – Crefito5,  reivindica junto à prefeitura de Porto Alegre a retomada da vacinação dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, em acordo com a Resolução CIB/RS 25/2021, tendo em vista as características do trabalho que as categorias realizam. 

O Conselho exige isonomia de direito de acesso à imunização e repudia qualquer privilégio de uma profissão da saúde sobre as outras. “A maioria dos municípios do Estado ou já vacinou ou está vacinando os profissionais, dentro do que prevê o Plano Nacional de Imunizações e, neste sentido, é importante que em Porto Alegre a prefeitura acelere o processo de vacinação”, destaca o presidente do Crefito5, Jadir Camargo Lemos. 

Através de ofício endereçado ao Secretário Municipal de Saúde, Mauro Sparta, o Crefito5 solicita essa retomada e uma definição clara do cronograma a ser adotado. “Esperamos que a prefeitura reabra a campanha já na próxima semana, indicando o local em que os profissionais residentes em Porto Alegre serão vacinados, como de direito”, destaca Lemos.

Fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais estão expostos diariamente ao vírus, atendendo a muitos pacientes, tanto em clínicas, consultórios, instituições de assistência a pessoas com deficiência e mesmo a domicílio. Portanto, assim como médicos, enfermeiros, dentistas, entre outros, devem ser considerados da mesma forma. 

O CREFITO-5 defende vacina para todos, dentro do que prevê o Plano Nacional de Imunizações e, neste sentido, os profissionais de saúde devem ser tratados com isonomia de acesso, sem quaisquer privilégios entre categorias que atendem à população.