A importância do movimento humano em tempos de pandemia

A importância do movimento humano em tempos de pandemia
08/09/2020

Uma das grandes mudanças na nossa vida durante a pandemia foi a limitação brusca no nosso ritmo de vida. Mesmo as pessoas mais ativas fisicamente, foram momentaneamente obrigadas a pausar a sua rotina de cuidados físicos devido à pandemia. 

Encontrar soluções para a volta adaptada das rotinas de atividades passa pela questão da saúde física, mas o especialista em fisioterapia esportiva Rafael Plein, ressalta outro ponto: “é importante tentar manter estratégias e ações para que não ocorra uma parada de atividade física e dos cuidados médicos necessários, pra que não haja um malefício maior tanto nas questões hormonais, quanto nas emocionais, até porque sabemos o peso das questões psicológicas em tempos de pandemia”, ressalta o fisioterapeuta. 

Além do que já foi apontado, a lista das complicações trazidas pelo sedentarismo segue grande, e entre elas estão o aumento da pressão arterial, a obesidade, problemas cardiovasculares e até mesmo diabetes tipo 2. 

Para além das pessoas que se exercitam buscando apenas a saúde e melhor qualidade de vida, a pandemia também dificultou a situação dos esportistas e paradesportistas do Brasil. Segundo Heitor Teixeira, terapeuta ocupacional atuante na área do esporte adaptado e paradesporto, a atividade física pode ser um importante aliado neste momento, “o que não pode acontecer é a ruptura total do que era feito antes da pandemia. Pra que os atletas tenham uma menor quebra de confiança e prejuízo emocional, é importante incentivar a manutenção da maior parte possível do ciclo anterior, seja manter o horário de acordar, seja a rotina física, pois já há uma pesquisa que indicou uma tendência de ansiedade, início de depressão, e até solidão dentro desse grupo.” finalizou Teixeira 

Se interessou pelo assunto e quer saber mais sobre a importância do movimento humano em tempos de pandemia? Então clica aqui e confere a live  que o Crefito5 produziu pra ti!